Tornar o apartamento confortável com o frio do inverno é, para muitos portugueses, um desafio.

As paredes enchem-se de fungos, os tetos de mofo, o frio entra por qualquer lado. Liga-se o aquecedor elétrico, e, a fatura de electricidade, dispara para valores por vezes incomportáveis.
O espaço em que vivemos, deve ser, por nós, devidamente controlado.
Por exemplo, num apartamento, frio e húmido, as paredes vão seguramente criar mofo, o que pode afetar negativamente a saúde dos seus habitantes. É por isso, obrigatório, manter a casa quente no inverno e fresca no verão, e ter sempre o cuidado de a arejar muito bem.

Como escolher o melhor tipo de aquecimento?

Como qualquer item crucial para o seu apartamento, o aquecedor deve ser escolhido após uma boa pesquisa de mercado.
A primeira questão a ser excluída, é o facto de que nem sempre o mais potente é o ideal para o ambiente desejado. Alguns dos fatores essenciais durante a escolha devem ser:

  • Consulta de opções
  • Sistema de aquecimento
  • Potência
  • Consumo de energia
  • Custo-benefício
  • Características do equipamento
  • Se é necessário adaptar o ambiente para instalar o aparelho

Após analisar com a devida calma estes tópicos, e as opções disponíveis tome a sua decisão.

Tipos de aquecimento para apartamentos

Radiadores Elétricos
Se deseja aquecer só um espaço pequeno ou um quarto individual sem aumentar o calor em todo o apartamento, um radiador elétrico é uma ótima opção.
Esta é uma solução para as pessoas que não têm a possibilidade de fazer obras no apartamento ou de fazer alguma chaminé.
Nesta solução, o ar é aquecido em detrimento da humidade, de modo que a atmosfera rapidamente fique mais seca Os radiadores elétricos são de baixo investimento, fáceis de manusear, não ocupam muito espaço e aquecem rapidamente, contudo, têm a grande desvantagem do custo da eletricidade ao final do mês e é um equipamento que não distribui bem o calor.

Lareiras a Bioetanol
O etanol está na moda, é amigo do ambiente, é prático, não suja como a lenha, é acessível e é uma energia limpa já que este é feito a partir de álcool biológico que se obtém a partir de restos agrícolas.
Este equipamento não necessita de ventilação, por isso podem ser instalados em qualquer divisão.
A grande desvantagem desta lareira é o facto serem fracas a nível de aquecimento, pois não aquecem muito.

Ar condicionado
As unidades de aquecimento de ar condicionado são atualmente as soluções AVAC permanentes mais populares e modernas para salas pequenas. Estes possuem também um comando para definir a temperatura pretendida.
Esses aquecedores oferecem muitos benefícios com poucas desvantagens.
Estes equipamentos são eficientes tanto no arrefecimento como no aquecimento e tem um investimento baixo relativamente ao custo de outros sistemas.
Além disso, estes aparelhos também são eficientes a nível de espaço, o que é ótimo para pequenos apartamentos. Uma característica que os torna ótimos para economizar espaço é que eles são montados na parede para que não ocupem espaço no chão. Contudo eles também apresentam algumas desvantagens, como a instalação, pois deve ser um técnico especializado e certificado a fazer a instalação, porque se não o fizerem corretamente também não vão funcionar com a mesma eficiência.

Salamandra a pellets
As salamandras são, geralmente, feitas em ferro fundido e são um método tradicional de aquecimento, quer pelas questões económicas, quer pela estética e de bem-estar. Sentir o calor proveniente de uma lareira ou salamandra é sempre agradável e proporciona um ambiente acolhedor, nomeadamente naqueles dias bem frios de inverno.
Esta solução exige a instalação de uma saída de fumos, contudo para este equipamento existe mais facilidade, visto que só libera gases na altura da ignição da máquina, e não há qualquer tipo de fumos. Assim sendo é bastante fácil de executar essa saída, podendo até fazer para a própria varanda.

Qual a melhor solução?
Agora que  já conhece os prós e contras dos mais variados tipos de aquecimento para apartamentos, ficou mais fácil escolher o seu.

O mercado está cada vez mais evoluído, assim existem diversas opções de aquecimento para apartamentos. Tudo depende da área do seu apartamento, da possibilidade de execução e do orçamento disponível.

Na Loja Climatiza pode encontrar qualquer um destes equipamentos e todas as informações sobre os mesmos. Em caso de dúvida, temos sempre técnicos especialistas disponíveis para o ajudar.

Autor

Faça um comentário