No passado dia 7 de setembro de 2020 entrou em vigor o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, exclusivamente para proprietários de habitações contruídas até ao final do ano 2006.

    O objetivo que se prende neste projeto é a reabilitação, a eficiência energética e hídrica, bem como a economia circular dos edifícios.

    Para este apoio foram disponibilizados 4,5 milhões de euros de incentivos, distribuídos pelo ano corrente e pelo próximo. Sendo que “a taxa de comparticipação é de 70% até ao valor limite estabelecido para cada tipologia de projeto” (Nota de Imprensa do Gabinete do Ministro do Ambiente e da Ação Climática)

    As candidaturas podem ser apresentadas no site do Fundo Ambiente até final de 2021 e só são válidas se for apresentada a fatura/recibo e fotografias comprovando assim a compra do equipamento.

 

Equipamentos Abrangidos:

1.          Janelas Eficientes com Classe Igual ou Superior a A+

2.          Isolamento Térmico feito com eco materiais  ou materiais reciclados

2.1:  Isolamento Térmico em Coberturas ou Pavimentos

2.2:  Isolamento Térmico em Paredes

3.           Sistemas de Aquecimento/Arrefecimento ambiente e de AQS (Águas Quentes Sanitárias) de fonte renovável com Classe Igual ou Superior a A+

3.1:  Bomba de Calor

3.2:  Sistema Solar Térmico

3.3:  Caldeiras e Recuperadores de Calor a Biomassa (Lenha ou Pellets)

3.4:  Caldeiras Elétricas ligadas a sistemas de energias renováveis (bombas de calor e painéis solares)

4.           Painéis Fotovoltaicos e Outros para Autoconsumo

5.           Intervenções para eficiência hídrica: Torneiras, chuveiros, autoclismos

6.           Intervenções que incluam biomateriais, materiais reciclados, soluções de base natural, fachadas e coberturas verdes

 

Valor Máximo

    O valor que cada proprietário tem direito é até 15 mil euros. Contudo, o limite por habitação é de 7500 euros.

 

Elegibilidade das Despesas

    As despesas só são elegíveis se preencherem os seguintes requisitos

·         Os custos com a aquisição destas novas soluções têm de estar dentro das tipologias de cada projeto e até ao valor máximo estabelecido.

·           Os equipamentos têm de estar faturados e pagos totalmente.

·            A entrega ou Instalação do material deve ter:

o   Data posterior a 7 de setembro de 2020

o   O objetivo de alcançar os objetivos deste Projeto

o   E cumprirem a legislação tributária e contributiva

 

Documentos Exigidos

                     Beneficiário:

o   Nº Cartão de Cidadão

o   Certidão que comprove que não tem dívida à AT ou autorização consulta

o   Certidão de não dívida à Segurança Social

o   NIB

                      Edifício:

o   Certificado energético, quando aplicável

o   Caderneta Predial

o   Licença de Habitação

o   Recibo

o   Evidência Fotográfica (antes e depois)

Projeto:

o   Etiqueta Energética de Classe +

o   Etiqueta Energética Sistema

o   Certificado Técnicos Instaladores

o   Certificação ANQUIP

o   Certificação ou Rótulo relativo aos Materiais


Processo da Candidatura

    Deve preencher o Formulário com todas as informações e dados solicitados no Site do Fundo Ambiental, juntamente com o recibo da despesa. Submete a candidatura.

    Mais tarde recebe a notificação que confirma a submissão da candidatura.

    Futuramente irão fazer um pedir de esclarecimentos.

    Entretanto recebe uma notificação do direito ao incentivo e o número sequencial.

    Por fim, será efetuada a transferência para a conta inicialmente indicada, assim que estejam reunidas todas as condições para tal.

    Este processo irá decorrer até 31 de dezembro de 2021.

 

Para obter mais informações digira-se ao site do Fundo Ambiental.