O Recuperador de Calor a Lenha KDZ 6 K da Kratki permite uma utilização muito eficaz do calor da combustão da madeira, tornando o equipamento numa forte fonte de calor muito económica.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
- Potência de aquecimento: 3.5 - 8 Kw
- Classificação energética: A
- Volume de aquecimento (Vol. Máx): 129 m3
- Dimensões: Profundidade - 42.6cm, Largura - 73cm, Altura - 52cm
- Sistema abertura de portas: Esquerdo
- Tamanho máximo da lenha: 30 cm
- Diâmetro da chaminé: 160 mm
PRINCIPAIS VANTAGENS DO RECUPERADOR KDZ 6 K
- Uma combustão mais eficaz e a manutenção da temperatura por um período de tempo mais longo é alcançada através do revestimento do recuperador com Termotec, um material que acumula calor e aumenta a temperatura no interior.
- O recuperador é equipado com turbinas com a capacidade de 280 m3/h e baixo consumo de energia (38W).
- As turbinas são responsáveis pela circulação forçada de ar no aparelho, o que resulta em uma transferência de calor mais eficaz para o ambiente. O equipamento possui controlo em três estágios do funcionamento dos ventiladores. Dependendo da seleção feita:
- Posição 0: as turbinas iniciam automaticamente e operam com velocidade reduzida após a leitura do sensor de temperatura atingir 50°C.
- Posição 1: as turbinas operam continuamente com velocidade reduzida, dependendo do funcionamento da inserção do recuperador;
- Posição 2: as turbinas operam continuamente com velocidade máxima, independentemente do funcionamento da inserção do recuperador.
- Descrição da circulação de ar
- Circulação forçada do ar – começa quando os ventiladores são ligados. A finalidade dos ventiladores é aumentar o fluxo de ar ao longo das paredes externas da inserção do recuperador e, em primeiro lugar, recolher e transferir a energia térmica para a sala.
- Os ventiladores são instalados diretamente na frente da inserção do recuperador, por baixo da fornalha. Além dos ventiladores, o kit é composto por um controlador e uma cabeça com um sensor de temperatura, todos interligados por tubos capilares.
- A alimentação é fornecida aos ventiladores com a capacidade de 280 m3/h a partir de uma rede de 230 V. O sistema pode ser iniciado automática ou manualmente.
- O ar é aspirado da sala através de dois orifícios na parte da frente do recuperador por baixo da porta. O ar corrente recolhe calor do espaço ao redor da fornalha e transfere-o para o ambiente.
- Descrição da circulação do ar de combustão
- O ar da caldeira é extraído da divisão. A quantidade de ar primário fornecida sob a grelha de fogo é controlada por um mecanismo (um controlador) localizado sob a porta de inserção.
- O fogão possui um sistema duplo de alimentação de ar ao recuperador- ar primário e cortina de ar.
- O ar secundário é fornecido através dos orifícios na parte superior da inserção do recuperador. Desta forma, o oxigênio é fornecido para a parte superior do recuperador.
- O controle de ar, a chamada cortina de ar, é fornecida por um mecanismo instalado acima da porta do recuperador. A abertura do mecanismo permite que o ar seja fornecido à parte superior do inserto, onde ocorre a reposição dos gases da combustão da madeira, reduzindo assim a emissão de CO2 nocivo para a atmosfera.
- O encaixe do recuperador é equipado com um único vidro decorativo, o que o torna elegante e moderno. Esta solução aumenta opticamente a frente da inserção e enfatiza a visão do fogo.
- A porta de inserção está equipada com uma maçaneta confortável.
- A unidade atende aos requisitos das normas de Ecodesign e às restrições da norma BImSchV 2, que determina a emissão máxima de CO2.
Ficha técnica do recuperador KDZ 6 K - Kratki
Faça aqui download da ficha técnica do equipamento 
Desenho técnico do recuperador KDZ 6 K - Kratki
Faça aqui o download do desenho técnico do equipamento 
Etiqueta Energética do recuperador KDZ 6 K - Kratki
Faça aqui download da etiqueta energética do equipamento 
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E RENDIMENTO
A Eficiência Energética é um dos pontos fundamentais dos equipamentos que a Lojaclimatiza comercializa, pois todos os equipamentos comercializados por nós estão na classe de eficiência 1, com rendimentos iguais ou superiores a 70%.
Com um Rendimento de 70% significa que o equipamento tem um aproveitamento de 70% da energia que a lenha gera para o aquecimento ambiente, isto é o equipamento irá conseguir com muito menos combustível produzir a mesma quantidade de calor.
Tipicamente, numa lareira convencional, o seu rendimento será de cerca de 10%, o que significa que irá consumir cerca de 12kg de lenha para produzir os mesmos 5kW que lhe servem para aquecer a sala com 35 m2.
SOLUÇÕES DE AQUECIMENTO NA LOJA CLIMATIZA